quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tumulto causado por liquidação deixa feridos em João Pessoa



SÃO PAULO- O primeiro dia de liquidação em uma loja de eletrodomésticos, na cidade de João Pessoa, Paraíba, causou tumulto e deixou feridos na manhã deste sábado, 22. Dez pessoas foram encaminhadas para o hospital.

Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 5 mil clientes aguardavam a abertura da loja, quando começou a confusão. As portas foram arrombadas e todos correram para garantir sua compra. Muitos caíram e foram pisoteados.

Ambulâncias foram chamadas e prestaram o primeiro atendimento aos feridos em frente ao local. Dez pessoas precisaram ser encaminhadas a hospitais da região. Uma, com problemas cardíacos, está em estado grave. Mesmo após o tumulto, o estabelecimento comercial continuou aberto e muitos clientes fizeram suas compras normalmente.

Devido à confusão, a direção da loja anunciou que não abrirá neste domingo, 23. A promoção vai durar mais 40 dias.

Fonte: Estadão


A assustadora demonstração de consumismo desumanizador (muitas vezes apresentado como salutar efeito da economia de mercado), documentada no vídeo acima, teve como resultado a violação da integridade corporal de vítimas diversas, alguma suportando até mesmo risco de morte. Obviamente, os eventos lesivos foram provocados por pessoas que integravam a multidão delinquente (exemplo perfeito de delitos multitudinários), sendo impossível a individualização das condutas e a consequente punição dos autores. Entretanto, não há como se escapar à análise da responsabilidade criminal dos organizadores da promoção. Estes, à evidência, subestimaram o número de interessados e não prepararam uma estrutura adequada à demanda. Criaram, portanto, ainda que inadvertidamente, as condições propícias para a eclosão do fato. Assim, assumem a posição de garantidores. Acompanharei os desdobramentos dessa notícia e, se algo novo e juridicamente interessante surgir, postarei imediatamente novos comentários.

Ah, um boato espalhado na internet diz que o caso se deu em um mercado de Vitória-ES, por conta de uma promoção de batatas chips. Não se deixem enganar.

Abraços a todos.

2 comentários:

  1. Apenas um comentário a fazer: Só vc p conseguir expressar com tamanho brilhantismo este ato animal ridículo! VC É O CARA Dr.!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Pollyana. Uma massagenzinha no ego às vezes faz bem.

    ResponderExcluir